2017 terminará com 201 milhões de desempregados

Os problemas do capitalismo... O capital está muito concentrado e há muitos que nem migalhas conseguem. Isto sim, devia ser um debate urgente e central nos grandes fóruns internacionais.
«Até ao final do ano, o Mundo terá 201 milhões de desempregados. Mais 3,4 milhões do que o ano passado. A previsão é da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que na noite desta segunda-feira apresentou o relatório "Perspetivas Sociais e do Emprego no Mundo 2017".

O aumento do desemprego deve-se, sobretudo, à estagnação do contributo das pequenas e médias empresas (PME) para a criação de postos de trabalho.

Esta desaceleração acontece depois de mais de uma década de crescimento significativo: entre 2003 e 2016, o número de trabalhadores em PME formais (ou seja registadas fiscalmente) quase duplicou e passaram a representar mais de 35% da força de trabalho mundial.

Todavia, nos anos seguintes, não se registou evolução. "Entre 2015 e 2016, a contribuição das PME para o emprego total permaneceu virtualmente inalterada, crescendo de 34,6% para 34,8%", lê-se no relatório.

Esta ausência de dinamismo das PME preocupa a OIT, visto que afeta não só a criação como também a qualidade de emprego, sobretudo nos países em desenvolvimento, onde representam 54% do emprego total.

Deborah Greefield, subdiretora-geral para as políticas da OIT, afirmou, na conferência de imprensa de apresentação deste estudo, que a redução do papel das PME na criação de emprego se deve principalmente às dificuldades que têm no acesso ao crédito e à consequente desaceleração da produtividade.

Ainda segundo o documento, 87% do emprego mundial está no sector privado, tanto formal como informal, que dá trabalho a cerca de 3000 milhões de pessoas.»

Comentários

  1. A senhora Deborah Greefield não sabe o que é que está a dizer.

    A tecnologia está em evolução exponencial em todos os campos da técnica e da ciência, sobretudo na robótica, na automação e na inteligência artificial.

    Até por volta de 1980, os empregos que eram destruídos pelo avanço tecnológico eram, mais ou menos, substituídos por outros novos que a tecnologia criava. A partir de 1980, essa substituição tem vindo paulatinamente a desaparecer. Os novos “empregos” são também já ocupados pelas máquinas.

    À medida que toda a produção a todos os níveis for sendo executada pela máquina, os empregos humanos vão todos desaparecer. E sem empregos não há salários. Sem salários não há poder de compra. Sem poder de compra não há vendas. Sem vendas não há lucros. Sem lucros não faz sentido existirem empresas privadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. interessante. é bem capaz de ser o caminho... mas há sempre muita resistência dos velhos capitais. Olha para a força que o petróleo tem em não avançar com as energias renováveis. olha os carros eléctricos que só agora parecem começar a marcar presença consistente.
      Vamos ver

      Eliminar
  2. Renewable energy is irrelevant. It will remain irrelevant and won’t power the future.

    https://www.thegwpf.com/why-the-renewable-energy-industry-is-mostly-a-scam/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário