Brasil: Retrato de uma sociedade "extremamente violenta"

Autor de estudo sobre autoritarismo alerta para "combinação tóxica" no Brasil: "População mais pobre tem maior propensão a posições autoritárias, e a mais elitizada não quer aderir à agenda de direitos da Constituição."

« Uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em conjunto com o Datafolha, mostrou que o medo da violência é uma das principais razões para que o brasileiro tenha propensão a posições autoritárias. 

Foto: Fernando Frazão / Agência BRASIL

O estudo, divulgado na sexta-feira (06/10), também apontou que o segmento mais rico da população é o que mais rejeita a ampliação dos direitos humanos e civis no país.

Para o sociólogo Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, hoje há espaço no Brasil para posições políticas e ideológicas que reforçam preconceitos, posições reacionárias e atitudes de intolerância.

"A sociedade brasileira é extremamente violenta, e infelizmente essa é uma característica que tem raízes históricas", diz Lima, em entrevista à DW. "Somos uma sociedade que cultua a violência, o individualismo exacerbado e não valoriza a vida."» 

 
Confira a entrevista na íntegra no site da DW

Comentários

  1. Não me espanta tal resultado, basta ver as intenções de voto do racista, misógnio, homófobo e torturador Bolsonaro.

    ResponderEliminar
  2. O Brasil vive numa situação de guerra civil devido à pobreza.

    Que o Brasil é um país desigual estamos cansados de ouvir. Dados das declarações de imposto de renda divulgados neste mês pela Receita Federal ajudam a conhecer melhor a distribuição de renda e riqueza no país e mostram que menos de 1% dos contribuintes concentram cerca de 30% de toda a riqueza declarada em bens e ativos financeiros.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/71-mil-brasileiros-concentram-22-de-toda-riqueza-veja-dados-da-receita.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário